Dados do Trabalho
Título
ALTERNATIVAS TÉCNICAS À TROMBOSE PORTAL, a propósito de 2 casos clínicos
Introdução
A trombose venosa portal em transplantação permanece um desafio técnico. Sabemos que cerca de 10% dos doentes em lista ativa para transplante terão este diagnóstico no pre-operatório. Dependendo da extensão da trombose existem várias técnicas disponíveis que incluem: trombectomia da porta, uso de enxertos vasculares homólogos ou artificiais, arterialização da porta e ainda técnicas com necessidade de anastomose à veia cava, à veia renal ou à gástrica esquerda.
Material e Método
Apresentamos o caso de dois doentes com trombose parcial da porta que se estendia à confluência espleno-porto-mesaraica com necessidade de reconstrução portal. O primeiro caso trata-se de uma doente de 36 anos de idade com recidiva da cirrose auto-imune com necessidade de 2º enxerto; e o segundo caso trata-se de um doente de 64 anos com cirrose hepática alcoólica.
Resultados
Ambos os doentes apresentavam um shunt espleno-renal, pelo que foi realizado bypass venoso portal com enxerto em Y à mesentérica superior e à veia renal esquerda que se mantém patente e sem complicações no pós-operatório.
Discussão e Conclusões
Os casos clínicos apresentados demonstram que a trombose portal não é uma contraindicação absoluta para transplante.
Palavras Chave
trombose portal, shunt
Área
FÍGADO - Técnica cirúrgica
Instituições
HOSPITAL CURRY CABRAL - - Portugal
Autores
NADIA SILVA, JOÃO SANTOS COELHO, PAULINO PEREIRA, AMERICO MARTINS