Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA MECÂNICA VENTILATÓRIA EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE CHOQUE HEMORRÁGICO E MORTE ENCEFÁLICA EM DOADORES DE PULMÕES PARA TRANSPLANTE.
Introdução
Os modelos animais experimentais são essenciais para analisar fenômenos patológicos, como a Disfunção Primária do Enxerto pós-transplante. A maioria dos órgãos é oriunda de doadores em Morte Encefálica (ME), muitas vezes vítimas de trauma, sujeitos ao Choque Hemorrágico (CH). Modelos animais de ME e CH são utilizados para mimetizar doadores na pesquisa experimental, avaliar lesões e desenvolver tratamentos específicos. O objetivo do estudo é avaliar e comparar o impacto na mecânica ventilatória produzida em modelos experimentais de doador de pulmão.
Material e Método
Utilizamos 20 ratos divididos em 2 grupos (n=10):
CH: Animais induzidos ao choque hipovolêmico(40mmHg).
ME: Animais induzidos à morte encefálica.
Os animais foram mantidos em ME ou CH durante 6 horas. A mecânica ventilatória foi avaliada antes da indução (valores basais: controle) e ao final do experimento.
Resultados
Observou-se que o CH aumentou a Elastância Tecidual (p
Discussão e Conclusões
Tais achados são referências importantes para guiar a escolha de um modelo mais compatível com os tratamentos experimentais pretendidos. O CH é o modelo mais interessante em relação ao ME em estudos cujo objetivo é estabelecer métodos de tratamento da disfunção da mecânica ventilatória.
Palavras Chave
Choque Hemorrágico, Morte Encefálica, Transplante de Pulmão.
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
InCor - HCFMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
Gregory Trindade Calheiros, Natalia Aparecida Nepomuceno, Liliane Moreira Ruiz, Aristides Tadeu Correia, Fabiana Silva Carvalho , Paulo Manuel Pêgo-Fernandes, Karina Andrighetti Oliveira Braga