Dados do Trabalho


Título

Avaliação de biomarcadores da disfunção endotelial e sua associação com a função do enxerto em pacientes receptores do transplante renal

Introdução

O endotélio vascular é o principal alvo da resposta imune pós-transplante e a sua disfunção é evento chave para várias complicações. Assim, objetivamos investigar a relação das micropartículas endoteliais (EMP), plaquetárias (PMP) e do Fator de von Willebrand (FvW) com a função do enxerto em receptores do transplante renal (RTR)

Material e Método

Foram incluídos 97 RTR, alocados em grupos de acordo com os níveis de creatinina (C1<1,4 e C2≥1,4mg/dL). Foram determinados, por citometria de fluxo, os níveis de EMP e PMP, e por ELISA, os níveis do FvW. Diagrama em escala de cinza foi criado para calcular a frequência de baixos, intermediários e altos produtores desses marcadores, de acordo com as medianas obtidas em cada grupo.

Resultados

RTR do C1 exibiam maiores frequências de altos produtores de EMP e PMP com maiores níveis de PMP (C1:191,8/µL, IQ: 260; C2:135,0/µL IQ:136), p=0,03. Já os RTR do C2 maiores frequências de altos produtores e níveis para o FvW, sendo que 59,4% estavam acima da faixa de referência (683-1012mU/mL) (C1:878mU/mL IQ:315; C2:1111mU/mL, IQ:341), p=0,01. Correlações positivas foram observadas entre: plaquetas e EMP (r=0,27; p=0,01); plaquetas e PMP (r=0,41; p<0,00); e correlações negativas entre plaquetas e creatinina (r=-0,25; p=0,00), e entre FvW e eRFG (r=-0,25; p=0,02).

Discussão e Conclusões

O declínio da função renal cursa com exacerbação do processo inflamatório, o que favorece a disfunção endotelial, resultando no aumento dos níveis de FvW. Níveis elevados de EMP e PMP entre os RTR com melhor função renal podem estar relacionados ao maior número de plaquetas circulantes, o que corrobora para a elevação das MPs. Concluiu-se que o FvW foi o mais promissor marcador da disfunção endotelial nos RTx, por se relacionar com os níveis de creatinina e com o eRFG.

Palavras Chave

Disfunção endotelial; Transplante renal; FVW

Área

RIM - Complicações

Instituições

UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Suellen Rodrigues Martins, Lorraine Vieira Alves, Carolina Neres Cardoso, Rita Carolina Figueiredo Duarte, Fernando Merces Lucas-Junior, Luci Maria Santana Dusse, Patrícia Nessralla Alpoim, Ana Paula Lucas Mota