Dados do Trabalho
Título
ATENDIMENTO A FAMÍLIAS DOADORAS DE ÓRGÃOS
Introdução
A CENTRAL DE TRANSPLANTES DO RS MANTÉM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ÀS FAMÍLIAS DOADORAS DE ÓRGÃOS APÓS O ATO DA DOAÇÃO DESDE 2000. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE ATENDIMENTO É OPORTUNIZAR ÀS FAMÍLIAS EXPRESSAREM SEUS SENTIMENTOS FRENTE A DOR E A MORTE, REPOSICIONANDO-SE DIANTE DA PERDA QUE EM SUA GRANDE MAIORIA OCORRE DE FORMA TRÁGICA E REPENTINA, AMPARANDO-AS E FORNECENDO-LHES SUBSÍDIOS PSICOLÓGICOS NO ENFRENTAMENTO DESTA SITUAÇÃO PARA CONTINUIDADE DA VIDA EM SOCIEDADE E REORGANIZAÇÃO FAMILIAR. E FORNECER INFORMAÇÕES QUANTO A UTILIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS E TECIDOS DOADOS E RETIRADOS PARA FINS DE TRANSPLANTES E A ALOCAÇÃO DOS MESMOS, INFORMANDO IDADE E SEXO DOS RECEPTORES CONTEMPLADOS. DURANTE ESTE ATENDIMENTO SÃO ELUCIDADAS DÚVIDAS SURGIDAS EM DECORRÊNCIA DO PROCESSO DE DOAÇÃO, COM POSSIBILIDADE DE EVOLUÇÃO PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL DOS FAMILIARES EM LOCAL APROPRIADO. TAMBÉM É ENVIADA CORRESPONDÊNCIA DE AGRADECIMENTO À FAMÍLIA DOADORA.
Material e Método
MÉTODOS
CONTATO TELEFÔNICO COM FAMÍLIAS DOADORAS
ENCAMINHAMENTOS A SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO,PRESENCIAL
MATERIAL
REGISTROS TÉCNICOS
TELEFONE
SALA DE ATENDIMENTO
Resultados
FAMÍLIAS DOADORAS ATENDIDAS QUE BUSCAM DIRIMIR DÚVIDAS E ALÍVIO E ENTENDIMENTO DA MORTE PREMATURA E INESPERADA DE SEUS FAMILIARES
IDENTIFICAÇÃO DE LUTO COMPLICADO
Discussão e Conclusões
O ATENDIMENTO É NECESSÁRIO PARA ESTABELECER A REORGANIZAÇÃO FAMILIAR E PESSOAL FRENTE A PERDA DE MEMBRO DA FAMÍLIA EM SITUAÇÃO INESPERADA. DURANTE O PERÍODO DE CRIAÇÃO DESTE ATENDIMENTO FOI OBSERVADA A DEMANDA DAS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE LUTO. O SERVIÇO TORNOU-SE UMA REFERÊNCIA A FAMÍLIA DOADORA E VERIFICOU-SE QUE A DOAÇÃO CONFORTA OS FAMILIARES NAS SUAS PERDAS. REFLETE AINDA O RECONHECIMENTO DO ATO DE DOAR E O RESPEITO AO SENTIMENTO DA FAMÍLIA DOADORA.
Palavras Chave
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO A FAMÍLIA DOADORA DE ÓRGÃOS NO RS
Área
MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social
Instituições
SES/CET-RS - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
NAIDA TERESINHA GUTERRES MACHADO