Dados do Trabalho
Título
Análise Epidemiológica dos Transplantes Renais Realizados no Brasil (2013-2017)
Introdução
Atualmente, o transplante renal (TR) é uma intervenção médica capaz de aumentar a sobrevida de pacientes com doença renal crônica (DRC) em estágio terminal. Dessa forma, o reconhecimento de seus parâmetros estatísticos é importante para o planejamento de estratégias para estruturação de recursos financeiros e físicos no âmbito nacional.
Material e Método
Tratou-se de um estudo de séries temporais, utilizando-se informações provenientes do Registro Brasileiro de Transplantes e do DATASUS compreendidas entre 2013 a 2017. Foram resgatadas as seguintes variáveis: “número de TR (doador vivo + falecido) por milhão de população (TR/pmp)”, “pacientes ativos em lista de espera para TR” e “quantidade trimestral de internações para tratamento de DRC”. Os valores foram tabulados em planilhas e analisados estatisticamente por meio da correlação de Pearson (com auxílio do software Bioestat 5.3).
Resultados
No período avaliado, a média de TR/pmp foi de 27.5±1.3, sendo 77.28% realizado a partir de doador já falecido. O número de indivíduos ativos na fila de espera para TR variou entre 16.302 (4° trimestre de 2013) a 21.264 (4° trimestre de 2016) e 262.247 internações para tratamento de DRC foram reportadas no Sistema Único de Saúde. O número de internações por DRC mostrou correlação positiva muito fraca com a taxa de TR/pmp (r = 0.011; p = 0.96), porém, forte com o número de indivíduos na fila de espera para o TR (r = 0.650; p = 0.0019).
Discussão e Conclusões
O TR é um dos procedimentos médicos mais importantes em âmbito nacional. No entanto, o crescimento de pacientes candidatos ao TR acaba por não ser relacionado, a priori, no incremento da taxa de sua realização, sendo tal fato um possível reflexo das dificuldades estruturais e técnicas ainda vigentes.
Palavras Chave
Transplante renal, Doença renal crônica, Epidemiologia, Internação, Fila de espera
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - São Paulo - Brasil, Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Pará - Brasil
Autores
Caio César Chaves Costa, Amanda Gabay Moreira, Evelyn de Paiva Faustino, Fernanda do Nascimento Rodrigues, Jéssica Rayanne Côrrea da Silva, Julie Marie Costa Sena, Nathalia Gabay Pereira, Thalita dos Santos Bastos, Samantha Sartore Duque Estrada Medeiros