Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO MANUAL PARA NOTIFICAÇÃO, DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA E MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Introdução

O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná – SET/PR, tem implementado estratégias para facilitar o diagnóstico e execução do protocolo de morte encefálica, bem como melhorar a qualidade dos órgãos transplantados por meio da manutenção clínica otimizada do potencial doador. Muitas dúvidas conceituais e apreensões clínicas pairam acerca do protocolo de morte encefálica, pelo que surgiu a necessidade de criação e implantação do manual como instrumento de orientação para os personagens que desenvolvem o processo doação/transplante.

Material e Método

Estudo descritivo e analítico da legislação existente e produções científicas, com elaboração do manual, contendo orientações, objetivando orientar as equipes multidisciplinares envolvidas no processo de doação. O instrumento foi distribuído para todas as OPOs, CIHDOTTs, Hospitais Notificantes, Centros Transplantadores, além de outras CNCDO’s.

Resultados

No ano de 2014, precedente à criação do manual, o Paraná, registrou-se 57,19 notificações de potenciais doadores pmp, já em 2015 quando da elaboração e implantação maciça do material, o número de notificações passou a 71,56 pmp e em 2016, quando da segunda edição, passou a 85,64 potenciais doadores pmp. Em relação às doações efetivas, em 2014 estas chegaram à 16,57 pmp, em 2015 foram 21,66 doações pmp e em 2016 atingiu-se 30,09 doações efetivas pmp.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que, por se tratar de instrumento didático, de fácil manuseio, houve boa aceitação e incorporação da sua utilização nas rotinas internas das instituições. A criação do material e sua ampla divulgação, associado à implementação de novas estratégias e políticas estaduais para doação e transplante, contribuiu para o aperfeiçoamento do processo de trabalho do SET/PR.

Palavras Chave

Manual. Notificação. Diagnóstico de Morte Encefálica. Manutenção do Potencial Doador.

Área

Multidisciplinar

Instituições

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

FERNANDA FUZER FREDERICO JUNGES, DAGMAR CORREA DA SILVA BAIL, LUANA ALVES TANNOUS, VERA MARIA DE CASSIA YASBEK MAKIOLKA, JULIANA RIBEIRO GIUGNI