Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS DESFECHOS RELACIONADOS AO USO DE ENXERTOS RENAIS PROVENIENTES DE DOADORES DE CRITÉRIOS EXPANDIDOS

Introdução

O uso de rins provenientes de doadores de critérios expandidos (DCE) tem sido uma estratégia utilizada para aumentar a disponibilidade de órgãos para transplante renal (TR).
O objetivo deste estudo é estudar o impacto do uso de órgãos DCE nos desfechos após o TR.

Material e Método

Foram estudados retrospectivamente os pacientes que receberam TR em centro único, no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2015. Foram analisadas incidência de disfunção inicial do enxerto (DGF) e de rejeição aguda (RA), as sobrevidas de pacientes e enxertos.

Resultados

No período estudado 701 pacientes receberam TR de doador falecido, sendo 470 (67%) de doadores de critérios padrão (Grupo 1) e 231 (33%) de DCE (Grupo 2). Não foram observadas diferenças quanto à raça, gênero, cor do doador e receptor, doença de base, transplantes prévios, número de miss- matches HLA e imunossupressão. A incidência de DGF foi maior no grupo 2 (76,6% vs 64,7% ; p=0,002), o que impactou também em um período maior de internação hospitalar neste grupo (p< 0,02). Porém não houve diferença na incidência de RA entre os grupos (21% vs 21,1%; p=1,0). Também não houve diferença entre os grupos na sobrevida do enxerto no período estudado (p=0,355) e na sobreviva dos pacientes (p= 0,435).

Discussão e Conclusões

Apesar de o grupo de pacientes que recebeu rins de doadores de critérios padrão terem apresentado menor incidência de DGF não houve impacto na sobreviva do enxerto e do paciente mostrando que a utilização de doadores de critérios expandidos é segura como estratégia para aumentar o número de rins transplantados.

Palavras Chave

Transplante Renal
Doador de Criterios Expandidos
Sobrevida do enxerto
Sobrevida do paciente

Área

Rim

Instituições

Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, Serviço de Nefrologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Adriana Reginato Ribeiro , Matheus Bassan Chenta, Alessandra Rosa Vicari, Priscila Prada, João Batista Castro Filho, Roberto Ceratti Manfro