A saúde mental dos profissionais que atuam no processo de doação e transplantes de órgãos e a gestão de pessoas como estratégia preventiva de risco psicossociais.
O cuidar gera um desgaste emocional para o trabalhador da saúde e dentro das unidades em que ocorre o processo de doação e transplante, podendo desenvolver traumas profissionais ou secundários e gerar importantes consequências no bem estar e saúde mental do trabalhador. Objetivo: Analisar como o trabalho dos profissionais envolvidos no processo de doação e transplante de órgãos pode afetar seu bem estar e sua saúde mental e como a gestão de pessoas pode auxiliar na prevenção de possíveis riscos psicossociais.
Utilizou-se de Revisão Integrativa, buscou-se artigos no Portal Pubmed e nas bases de dados: LILACS, BEDENF e Scopus, indexados nos últimos 10 anos, tendo como descritores controlados e palavras chave: esgotamento profissional, estresse traumático, pessoal de saúde, atitude do pessoal de saúde, enfermeiro, enfermagem, cirurgiões, médico, transplante de órgãos, doadores de tecidos e unidade de terapia intensiva.
Identificou-se 700 estudos. Após critérios de leituras por títulos, resumo e artigo na íntegra, a amostra final foi de 07 artigos. Para a análise dos dados, identificou-se três categorias- “Importância da comunicação entre os profissionais que atuam processo de doação e transplante de órgãos e tecidos”
Esses dados poderão auxiliar os administradores hospitalares e o gerente da equipe de enfermagem, por meio da gestão de pessoas, na elaboração de estratégias que possam melhorar o ambiente de trabalho dos profissionais que atuam neste processo, no intuito de manter seu bem estar e sua saúde mental.
Saúde Mental, Gestão em Transplantes, Doação/Transplante de Órgãos, Profissionais
Enfermagem
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil
Elton Carlos de Almeida, Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Marcelo José dos Santos, Edvaldo Leal de Moraes, Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo, Luis Manuel Blanco Donoso, Eva Garrosa Hernandez, Bernardo Moreno Jiménez, Andrea Bernardes