Arbovirose em transplantados renais: impacto da imunossupressão na apresentação, prevalência e desfecho clínico em centro único do nordeste brasileiro.
: As arboviroses transmitidas pelo mosquito do gênero Aedes, como dengue (DENV), chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV), são consideradas importante desafio para a saúde pública. Esses vírus compuseram a tríplice epidemia viral de grande relevância clínica e econômica que atingiu o território brasileiro há cerca de dois anos. Até o presente momento, as características clínicas e epidemiológicas dessas enfermidades nos pacientes imunossuprimidos foram pouco esclarecidas. Dessa forma nosso estudo visa descrever a prevalência, manifestações clínicas e desfecho das arboviroses nessa população.
Estudo transversal, incluindo todos os pacientes submetidos a transplante renal no Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (IMIP) admitidos no período entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016 com sinais e sintomas sugestivos das arboviroses em questão. Os casos foram notificados conforme os critérios da vigilância epidemiológica nacional e realizada coleta de amostra sanguínea para confirmação diagnóstica por meio de PCR (reação em cadeia da polimerase) ou sorologia, conforme o tempo de início dos sintomas. Foi realizada análise retrospectiva dos prontuários dos casos confirmados e coleta de dados para análise estatística. Resultados: Foram notificados 44 pacientes com resultados ainda em análise.
Foram notificados 44 pacientes com resultados ainda em análise.
Em uma avaliação preliminar, foi observado tempo mais prolongado dos sintomas sistêmicos e do rash cutâneo. Não houve nenhum caso de óbito, perda do enxerto ou quadro neurológico grave. A imunossupressão não teve impacto na sobrevida do enxerto e na mortalidade, mas contribuiu para o aumento significativo da morbidade clínica.
TRANSPLANTE RENAL, IMUNOSSUPRESSÃO, DENGUE, ZIKA, CHICKUNGUNYA, ARBOVIROSE
Infecção
IMIP - Pernambuco - Brasil
WERUSKA MEIRA DE AMORIM, BARBARA SOUZA LUZ PRAZERES, TIAGO LUIZ LAGEDO FERRAZ, SAMUEL DE ALENCAR CAVALCANTE, JOAO MARCELO MEDEIROS DE ANDRADE, RUY DE LIMA CAVALCANTI, AMARO MEDEIROS DE ANDRADE