Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Transplante renal com doadores em insuficiência renal aguda: expandindo os critérios de doação.

Introdução

A recusa de órgãos de doadores com critérios expandidos ou com insuficiência renal aguda (IRA) ainda é elevada no Brasil. Apenas alguns centros, geralmente em grandes cidades e associados a instituições de ensino utilizam estes doadores. Objetivo: Determinar os resultados a curto e longo prazo de receptores de rins de doador falecido com IRA.

Material e Método

Estudo retrospectivo. Inclusão: tx renal isolado, doador falecido, creatinina > 1,5 mg% na retirada. Informações coletadas a partir do banco de dados do programa de tx.

Resultados

Entre julho/12 e julho/15, 62 pacientes receberam rins de doadores em IRA. Os 37 doadores eram na maioria homens, idade 39 ± 14 anos, com 6 ± 4 dias de UTI, creatinina na retirada de 2,8±1,4 mg%, com traumatismo craniano (62%), em uso de droga vasoativa (94%), e com escore médio de KDPI de 56 ± 24, sendo apenas 27% com escore superior a 80%. A incidência de retardo de função do enxerto nos receptores foi de 72,6%, com mediana de 3 sessões de diálise, e hospitalização média de 17 dias. A sobrevida de enxerto foi de 83,8% em 6 meses, 74,2% em 12 meses e 69,3% em 36 meses. O KDPI e a creatinina na retirada foram semelhantes entre os pacientes com e sem perda de enxerto, entretanto, o grupo com má evolução apresentava EPTS superior aos demais (49 vs. ±21%), sugerindo que a evolução desfavorável independeu das características do órgão transplantado.

Discussão e Conclusões

Autilização de rins de doadores em IRA foi segura, cursando apenas com hospitalização inicial mais prolongada, mas com função tardia do enxerto comparável aos doadores padrão. O pior prognóstico dependeu das características do receptor.

Palavras Chave

tx renal, doador em IRA, DGF

Área

Rim

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Medeiros da Silva Martins, Carla Feitosa do Valle, Leonardo Figueiredo Camargo, Marcos Vinicius de Sousa, Gabriel Giollo Rivelli, Marilda Mazzali