Rejeição crônica mediada por anticorpos (cABMR), na presença de DSA "de novo"
Apesar dos avanços no uso das terapias imunossupressoras e na monitoração de anticorpos anti-HLA, pré e pós-transplante, a principal causa de perda do enxerto em longo prazo continua sendo a rejeição crônica mediada por anticorpos (cABMR).
O objetivo desse caso é relatar o desfecho de um episódio de cABMR, comprovada por biopsia renal (MO e pesquisa imuno-histoquimica de C4d), na presença de DSA "de novo". Foram avaliados: a presença anticorpos anti-HLA doador específico (DSA) pré e pós-transplante, histologia renal e o desfecho clínico do episódio de rejeição, em paciente transplantada renal há 5 anos.
Paciente transplantado de rim com doador falecido, sem DSA e prova cruzada CDC negativa. Boa evolução, com restabelecimento da função renal em 12 dias (creatinina 1,2 mg/dl). Evolução satisfatória da função renal. No quarto ano pós-transplante, houve aumento da creatinina (de 1,4 para 2,5) e proteinúria de 3,3g/24hs. Realizada biópsia do enxerto: deposito de C4d (+++) em capilares peri-tubulares, e alterações glomerulares sugestivas de cABMR (cg2, ct1, ci1, cv2, ah1, mm2). Detectado DSA "de novo", contra molécula HLA DR4 (MFI: 9134,14) na circulação. Tratado com Imunoglobulina antitimócito, dose total 600mg, imunoglobulina polivalente humana, dose total 120g (2g/kg ) e Rituximab 1g (dose única)..
Desfecho: houve queda da creatinina, com retorno aos níveis próximos ao de acompanhamento ambulatorial (1,5 mg/dl), melhora da proteinúria e hematimetria e queda de 45,5% no nível do DSA. Conclusão: O monitoramento de anticorpos anti-HLA pós-transplante pode identificar a presença de DSA "de novo" e, a partir do seu tratamento, minimizar a cABMR.
Transplante de rim, Antígenos HLA, Rejeição de enxerto
Rim
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, HLA Diagnóstico - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital Antonio Targino - Paraíba - Brasil
Rafael Fabio Maciel, Ana Maria Pontes, Gabriella Camerini Maciel, Maria Cristina Ribeiro Castro