Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO MEDIATO DE TRANSPLANTE RENAL

Introdução

O estudo justifica-se pelo interesse de avaliar o impacto da cirurgia abdominal baixa nos transplantados renais, levando em conta prováveis alterações na dinâmica respiratória; e a importância da fisioterapia nesse processo, no pós-operatório mediato. A motivação ocorre pelo fato de que poucos estudos se voltam para as repercussões da cirurgia abdominal baixa na respiração.

Material e Método

Estudo quantitativo, baseado na interpretação de 07 prontuários de pacientes transplantados renais no hospital universitário Walter Cantídio. Foram observados a ausculta pulmonar e o aspecto abdominal; e a atuação da fisioterapia no pós-operatório mediato.

Resultados

Foram incluídos 07 pacientes. A maioria apresentou murmúrio vesicular na ausculta pulmonar sem ruídos adventícios. Apenas um desenvolveu ronco, enquanto outro teve diminuição do murmúrio em base. Houve predominância de abdômen flácido e doloroso. Todos realizaram fisioterapia respiratória e motora em bipedestação no primeiro pós-operatório e deambulação a partir do segundo dia.

Discussão e Conclusões

Embora no estudo os pacientes tenham mostrado pouco comprometimento respiratório, pacientes com insuficiência renal crônica costumam apresentar alterações nessa função, como diminuição da força e da capacidade residual funcional. Ademais, o risco de infecções é a principal complicação hospitalar, de modo que as doenças do trato respiratório aparecem como causa, predominantemente múltipla, de óbitos em pacientes em Terapias Renais Substitutivas. Dessa forma, conclui-se que os pacientes submetidos ao transplante renal, podem vir a apresentar alguma variação na função pulmonar e/ou motora, razão pela qual a fisioterapia atua tanto de maneira curativa como preventiva, no pós-operatório mediato.

Palavras Chave

Transplante. Rim. Fisioterapia.

Área

Rim

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - HUWC/UFC - Ceará - Brasil

Autores

ANA LEONILIA SOUZA COSTA