TRANSPLANTE PREEMPTIVO COMO OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA NEFROPATIA CRÔNICA: RELATO DE CASO
A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por problemas que tornam os rins incapazes de realizar suas funções. O Transplante Preemptivo (TxP) é uma alternativa de tratamento para a DRC, ocorrendo antes do receptor realizar a hemodiálise, oferecendo os melhores resultados na sobrevida tanto do paciente quanto do enxerto quando comparado ao transplante (TX) com doador cadavérico. Objetiva-se descrever um caso de TxP em paciente com DRC.
Relato de caso clínico de um TxP em nefropata crônico em um Hospital Transplantador do Ceará.
Paciente L.V.P., 33 anos, com DRC e doença de base indeterminada. Comorbidades: Hipertensão arterial sistêmica, amputação de pododáctilos direitos (isquemia crítica por droga vasoativa). Histórico de 2 transfusões prévias (2013). Imunossupressores em uso: Thymoglobuline, Tacrolimus, Micofenolato e Solumedrol. Paciente apresentou quadro de plaquetopenia, resolvida posteriormente. Realizou biópsia renal (BxR) que evidenciou necrose tubular aguda, com presença de cristais de oxalato de cálcio. Intercorrências pós-TxP: pneumonia nosocomial, sangramento pós BxR (com queda de Hemoglobina para 7 mg/dL, transfundindo 2 concentrados de hemácias), infecção do trato urinário por fungos/bactérias e quadro de artralgia a esclarecer (Chincungunya? Dengue?). Após a resolução dessas intercorrências, paciente evoluiu em bom estado geral, recebendo alta hospitalar em seguida.
O TX renal tem melhor prognóstico, particularmente quando é preemptivo e com doador vivo. Isso evita as complicações associadas à diálise, o longo tempo de espera na fila do TX e o paciente pode ser reabilitado para realização das atividades diárias em menor tempo e com melhor qualidade de vida.
Doença Renal Cônica. Transplante Preemptivo. Rim.
Rim
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil
DARLING KESCIA ARAÚJO PEIXOTO BRAGA