Falando Sobre Doação e Transplantes em Escolas: Relato de Experiência
A doação e o transplante de órgãos, muitas vezes tornam-se temas polêmicos na sociedade, onde a escassez de informações e esclarecimentos contribuem para o aumento de dúvidas sobre do assunto. Por isso, os ambientes para conversa sobre a temática junto à população se tornam fundamentais. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de um grupo de docentes e discentes ao levar o tema doação de órgãos às escolas
Trata-se de um relato de experiência da realização do projeto de extensão chamado “Doar Órgãos é Doar Vida”. Este foi selecionado para a Feira de Saúde de uma Universidade Federal na Região Sul do Brasil. Ocorreram seis Feiras de Saúde em 2016 em escolas públicas de ensino fundamental e médio da mesma Região. Participaram discentes de graduação e pós-graduação e, docentes. O espaço oferecido para divulgação do tema foram os que possuíam mais circulação, por exemplo, os pátios. Foram utilizados folders, cartazes, bonecos desenvolvidos pelos discentes e outras atividades didáticas para elucidar a abordagem da temática
Visitaram o espaço concedido para o esclarecimento de dúvidas sobre a temática doação de órgãos, discentes, docentes, familiares e funcionários das respectivas escolas. Houve uma grande procura por informações sobre o assunto dos participantes, principalmente dos estudantes e familiares
Foi possível observar que o assunto gerou diversos questionamentos e que a existência de um espaço para o esclarecimento é fundamental. A inserção do projeto na Feira de Saúde oportunizou a educação e conscientização dos participantes
Obtenção de Tecidos e Órgãos, Transplante, Educação em Saúde
Multidisciplinar
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Simone Lysakowski, Dagoberto França Rocha, Rita Catalina Aquino Caregnato, Aline Winter Sudbrack