ESTUDO DO COMPORTAMENTE DO RIM DIREITO E ESQUERDO DO MESMO DOADOR EM UM ÚNICO CENTRO DE TRANSPLANTE
Variações anatômicas entre o rim direito e esquerdo podem influenciar nos desfechos clínicos. Estudos demostram pior prognóstico no curto prazo do rim direto quando comparado com rim esquerdo.
Nosso objetivo foi avaliar a influência da lateralidade no prognóstico de curto prazo do transplante renal de um mesmo doador transplantados em um único centro de transplante. Estudo retrospectivo comparando rins direito e esquerdo de mesmo doador, em 170 transplantes realizados pela mesma equipe cirúrgica de um único centro entre janeiro/2013 e novembro/2016. Receberam o rim direito (D) 85 pacientes, e 85 o esquerdo (E). Desfechos: fístula urinária, trombose, reoperação, função retardada do enxerto(DGF).
Foram 115 (67,6%) receptores masculinos. A idade dos doadores variou de 18 a 76 anos, masculinos 98(57,6%). A incidência de fístula urinária foi de 1,4% no grupo D e de 4,8% no grupo E. (p=0,38). No grupo D, 10,6% dos receptores tiveram complicações cirúrgicas, e no grupo E, 11,8% receptores (p=0,808). A incidência de trombose do enxerto foi semelhante em ambos os grupos (1,33% Grupo D Vs 1,33% grupo E). DGF ocorreu em 45,9% no grupo D e 42,4% no grupo E (p=0,757).
Observamos comportamento semelhante entre o rim direito e esquerdo quando transplantados pela mesma equipe cirúrgica.
Transplante renal
Função Retardada do Enxerto
Trombose renal
Fístula urinária
Rim
Santa Casa de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Glaucio Silva de Souza, Marcio Luiz de Souza, Maria Fernanda Casino Portugal, Vinicius Sardão Colares, Gustavo Fernandes Ferreira