CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM REGISTRO CLÍNICO PROSPECTIVO DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE CARDÍACO: INICIATIVA VISANDO QUALIDADE ASSISTENCIAL E PESQUISA
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo, gerando elevados custos socioeconômicos e para o Sistema Único de Saúde. Neste contexto, dados consistentes e de alta qualidade, representativos do cenário brasileiro são essenciais. Todavia, apesar de algumas iniciativas importantes no intuito de implementar registros clínicos, ainda contamos com poucas fontes de informação com dados coletados de forma sistematizada e de alta qualidade.
Foram realizadas as seguintes etapas: (1) Padronização de dados de acordo com padrão nacional e internacional; (2) Desenvolvimento de um fluxo de trabalho inicial de coleta de dados; (3) Teste piloto e validação da coleta de dados e fluxos de trabalho de pesquisa clínica e CRFs, (5) Desenvolvimento de relatório automatizado de qualidade de dados usando REDCap. Todos os pacientes submetidos a transplante cardíaco em um hospital cardiológico de referência estão incluídos.
Os dados são coletados no momento da inclusão (cirurgia), na alta hospitalar, 1, 3 e 6 meses e anualmente após a cirurgia. Resultados clínicos e relacionados com os custos incluem mortalidade por todas as causas, mortalidade cardiovascular, infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral, internações hospitalares e visitas ao serviço de emergência, rejeição de órgãos, infecção, necessidade de reoperação e qualquer evento adverso; o tratamento e procedimentos, e qualidade de vida.
Este registro representa uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade da assistência, gerenciamento de serviços de saúde, avaliação de tecnologia, políticas de saúde e pesquisa clínica, com dados abrangentes e representativos da prática clínica e interoperabilidade de dados com outros estudos.
transplante cardíaco, registro clínico
Pulmão/Coração/Uti/Anestesia
Instituto De Cardiologia - Rio Grande do Sul - Brasil
Patricia Spies Py, Renato A. K. Kalil, Clarissa Garcia Rodrigues, Marciane Maria Rover, Pablo Mondim Py, Gabriel Garcia