Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Projeto para auto cuidado ambulatorial de receptores de transplante portadores de diabetes mellitus

Introdução

O diabetes mellitus (DM) é uma das etiologias de maior incidência na doença renal crônica, após o transplante apresenta risco aumentado de desenvolver. Dentre os 8.181 pacientes atendidos em serviço ambulatorial pós transplante, 1.307 são portadores de DM e 753 desenvolveram a patologia após o transplante. Como toda doença crônica, para se atingir um bom controle, necessita-se conhecimento e ações para desenvolver o auto cuidado. A enfermagem desempenha papel importante como educador em saúde.
Objetivo: Descrever projeto de capacitação do auto cuidado em diabetes mellitus.

Material e Método

Ações: Projeto consiste em 4 consultas de enfermagem direcionadas aos pacientes, onde ocorrerá o levantamento das dificuldades, estabelecimento de metas para melhor controle da patologia e capacitação para auto cuidado.
Primeira consulta: práticas seguras para o preparo das insulinas, conservação e validade adequados, controle da glicemia capilar, descarte adequado de resíduos pefurocortantes e biológicos e apresentação das metas terapêuticas. Segunda consulta: conceito de hipo e hiperglicemia, correção adequada da hipoglicemia, técnica e locais corretos de aplicação das insulinas, importância do rodízio. Terceira consulta: educação nutricional em diabetes, orientações quanto a práticas de exercícios físicos e benefícios. Quarta consulta: cuidados específicos com os pés para prevenção de lesões.

Resultados

Metas divididas em curto, médio e longo prazo. A curto prazo monitorar controles de glicemia capilar e em cada consulta reforçar os pontos deficientes; médio prazo checagem dos índices glicêmicos ideais e a longo prazo manter um controle ideal do DM, com checagem da HbA1C que deverá estar abaixo de 7%.

Discussão e Conclusões

No presente relato o projeto em desenvolvimento.

Palavras Chave

Diabetes Mellitus, Transplante, Enfermagem, Auto cuidado

Área

Enfermagem

Instituições

HOSPITAL DO RIM - São Paulo - Brasil

Autores

Cintia Ribeiro Mendonça Carette, Poliana Pedroso Lasanha, Catia Cristini Barbosa, Andréia Lopes Costa Silva, Ana Maria Zanchetta Mendes, Camila Amorim, Vega Figueiredo Dourado Azevedo, Melissa Gaspar Tavares, Leticia Mattos Rodrigues Silva, Valéria Carvalho Leite, Marina Pontello Cristelli, José Osmar Medina Pestana