Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Nível de atividade física em receptores e doadores renais no período pré e um ano após o transplante

Introdução

A doença renal crônica (DRC) está diretamente associada com a diminuição da qualidade de vida e sedentarismo devido aos efeitos colaterais da doença e seu tratamento. Estudos afirmam que receptores renais submetidos a um programa de exercícios após o transplante, apresentam uma melhora significante de força muscular e aptidão física.

Material e Método

Estudo transversal realizado no Hospital do Rim e Hipertensão, sendo pacientes de ambos os sexos, maiores de 18 anos e nível cognitivo preservado. Foi aplicado o questionário de Atividade Física Habitual de Baecke no momento pré transplante e por via telefônica após completar um ano. Os dados foram submetidos à analise descritiva e a comparação entre os escores pré e pós um ano de transplante foi feito pelo teste t pareado.

Resultados

Foram avaliados 188 pacientes e reavaliados 146 pacientes após um ano de transplante. A maior média de idade foi dos receptores de doadores falecidos (47,8 anos), predomínio do sexo masculino nos dois grupos de receptores e somente os doadores obtiveram média de IMC acima do normal (26,3 Kg/m2), classificando-os como sobrepeso. O maior índice de doença renal na amostra de receptores foi por causa indeterminada e a maioria realizou diálise antes do transplante. Os pacientes apresentaram-se como sedentários, tanto doadores como receptores renais mesmo mesmo quando avaliados após um ano de transplante.

Discussão e Conclusões

Por meio meio desta avaliação puemos observar que os pacientes continuam sedentários mesmo após um ano do transplante renal, sendo necessário propostas terapêuticas para estimular a prática do exercício físico.

Palavras Chave

transplante renal; sedentarismo; atividade física

Área

Rim

Instituições

UNICID - São Paulo - Brasil, UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Daniela Annanias Gimenes de Paula, Fernanda Ribeiro de Santana, Marina Pontello Cristelli, Luciana Dias Chiavegato