Avaliação do Letramento em Saúde em pacientes candidatos a transplante renal
Transplantados necessitam de lidar com regimes medicamentosos complexos, seguir orientações dietéticas específicas e consultas e coletas de exames laboratoriais frequentes. Estas atividades necessitam de qualidades pessoais para tomar decisões de forma adequada.
Utilizamos o instrumento de Letramento em Saúde –TALES, que categoriza o indivíduo em três níveis: Rudimentar, Básico e Pleno e correlacionar com variáveis clínicas e sociais.Foi realizado um estudo descritivo, de coorte retrospectiva, com dados coletados de junho/2016 a março de 2017 em centro único.
Dos 181 pacientes avaliados, 23,8% (43) não realizaram o teste por serem analfabetos ou relatarem dificuldade visual. Dos que foram capazes de realizar o teste, apenas 10,8% se mostraram com Pleno Letramento em Saúde, enquanto 36,2% se mostraram com Letramento básico e 50,0% Letramento Rudimentar. Pacientes em tratamento conservador apresentavam letramento superior aos pacientes em diálise peritoneal e hemodiálise (16,9±2,9 vs 15,0±2,2 vs 12,8±0,6 respectivamente; p<0,02). LS correlacionou negativamente com idade (r=-0,36; p<0,001) número de irmãos (r=-0,28; p<0,05) e positivamente com renda familiar (r=0,22; p<0,05). Não observamos correlação com Índice de Comorbidades de Charlston, IMC e tempo em diálise. Pacientes que compareceram com possível candidato a doação em vida no ambulatório apresentavam LS superior aos que não possuíam (16,5±4,2 vs 12,1±6,9; p=0,001).
Identificamos elevada incidência de LS rudimentar correlacionando com características clínicas e sociais. Devemos estruturar medidas de intervenção para melhorar LS na população de candidatos a transplante renal com a possibilidade de melhora nos desfechos clínicos.
Transplante Renal
Letramento em Saúde
Rim
Santa Casa de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Cristiane Aparecida Valentin Oliveira Martins, Kamille Vidon Bastos, Chislene Pereira Vanelli, Elaine Barbeta de Freitas, Beatriz dos Santos Perreira, Luanda Thaís Mendonça Santos, Vinicius Sardão Colares, Gustavo Fernandes Ferreira