Transplante hepatorrenal em dois tempos - Relato de caso
A Hiperoxalúria Primária é uma desordem autossômica recessiva que acarreta aumento da produção de oxalato e seu depósito no rim.Esse depósito de oxalato leva a perda progressiva da função renal, sendo que, quando a doença atinge estágio 5,o transplante combinado de fígado e rim é o tratamento de escolha.
O objetivo do trabalho é relatar caso sobre transplante de fígado e rim em paciente com Hiperoxalúria Primária, em que foi optado por realizar o ato cirúrgico em dois tempos.
Paciente 41 anos, com diagnóstico de Hiperoxalúria Primária, foi encaminhado ao nosso serviço com doença renal estágio 5, em hemodiálise. Foi submetido a transplante renal com doador vivo, um ano antes, em outro serviço. Apresentou recorrência da doença e perda do enxerto 3 meses após o transplante. Em 2016, optado pela realização do transplante combinado de fígado e rim. Paciente no dia 09/09/16, foi submetido a transplante hepático sem intercorrências, foi encaminhado ao CTI para melhora hemodinâmica e 12 horas depois, retornou ao bloco cirúrgico para transplante renal.
O tempo de isquemia do fígado foi de 8 horas e do enxerto renal de 19 horas. O paciente permaneceu no CTI por 5 dias. Após 6 meses de acompanhamento pós transplante, paciente mantém função normal dos enxertos.
Considerando que são órgãos com necessidades hemodinâmica diferentes, optou-se pela separação cirúrgica em 2 tempos afim de otimizar as reposições de acordo com cada órgão.
Hiperoxalúria primária , Transplante combinado de figado e rim , transplante simultâneo de figado e rim. Transplante hepatorrenal
Rim
hospital felicio rocho - Minas Gerais - Brasil
Isadora Mota Aguiar, Sandra Simone Vilaça, Cristiano Xavier Lima, Silvério Leonardo Macedo Garcia, Antônio Márcio de Faria Andrade, Denilson Santos Custódio, Quelson Coelho Lisboa, Ricardo de Castro Gontijo