VIVÊNCIA DA I SEMANA DE FORMAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM NO TRANSPLANTE (LAET – UFC).
A Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (LAET) é um projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de proporcionar atividades de educação e promoção da saúde aos pacientes em diferentes cenários de transplante de órgãos e tecidos. É uma parceria entre acadêmicos de enfermagem e profissionais para desenvolvimento de trabalhos científicos, didáticos, assistenciais e sociais, fortalecendo a formação acadêmica. O objetivo foi descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na I semana de formação em transplantes da LAET.
Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem sobre a semana de formação da Liga, realizada em março de 2017, no Departamento Enfermagem da UFC com carga horária de 32 horas aulas. Os temas abordados foram: lattes, base de dados para pesquisa, Sistema Nacional de Transplante, processo de doação de órgãos, manutenção do potencial doador, transplante renal, transplante de medula óssea e transplante hepático.
Notou-se a relevância dos temas ministrados na formação acadêmica, proporcionando experiências de âmbito técnico-científico para o desempenho das funções do futuro profissional com responsabilidade, liderança, ética, capacidade de comunicação, tomada de decisões e empoderamento para atuação prática no campo de extensão. Algumas dificuldades foram relatadas no ensino-aprendizagem em relação ao processo de manutenção do doador em morte encefálica.
Através dessa experiência, percebeu-se a importância de ampliar o conhecimento sobre o papel da enfermagem no decorrer de todo o processo de doação de órgãos e tecidos, além de multiplicar as informações e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos.
Transplante de órgãos; Educação continuada
Enfermagem
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Tatiane Inácio Souza Silva, Ana Carla Sousa da Silva, Gabriella Cavalcante Lopes, Clébia Azevedo de Lima, Maria Ísis Freire de Aguiar