Grupo de Estudos em transplante de órgãos sólidos: contribuições da academia em um hospital universitário
Com o intuito de integrar a academia e a prática clínica, além do aprimoramento profissional, foi proposto em outubro de 2015, a criação do Grupo de Estudos em Transplante de Órgãos Sólidos, denominado GeTOS. O objetivo do estudo é relatar a experiência das atividades realizadas pelo GeTOS desde sua criação.
Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência. Procurou-se neste estudo trazer aspectos históricos e as ações desenvolvidas do grupo.
A criação do GeTOS se deu após a participação de enfermeiros em evento científico bianual, promovido pela ABTO, a qual motivou para a busca de novos conhecimentos em transplantes de órgãos sólidos. Sob o objetivo de promover compartilhamento e aprendizagem coletiva sobre transplantes, promover o desenvolvimento profissional e pesquisas, o marco zero foi a realização do “Workshop: Da doação ao Transplante: noções básicas e atualidades”. A partir de então, ocorreram reuniões mensais, onde todos os profissionais do centro transplantador eram convidados via rede social, com a criação de um grupo fechado de comunicação. Ressalta-se que pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação também participam deste grupo. A estratégia do primeiro encontro foi a realização do Brainstorming para levantamento das necessidades de informações dos participantes. Assim, a cada encontro, realizava-se a enquete via rede social, na qual elencava-se três a quatro assuntos que eram votados pelos integrantes. O assunto mais votado era discutido na reunião mensal do grupo.
O GeTOS tem procurado atender as necessidades e o desenvolvimento profissional, agregando esforços para divulgação e promoção dos conhecimentos e pesquisas na doação e transplantes de órgãos e tecidos.
Transplante de órgãos
Educação Continuada
Enfermagem
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP - São Paulo - Brasil, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP - São Paulo - Brasil
Karina Dal Sasso Mendes, Célia Ignácio Oliveira, Ana Rafaela Felippini Lopes, Tatiane Aparecida Martins Pedersoli, Raquel Cristina Uzun Pedro-Bom, Luciana Costa Ziviani