Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Análise de prontuários dos óbitos por parada cardiorrespiratória ocorridos no ano de 2016 em hospitais da região noroeste do Paraná pela OPO.

Introdução

A doação de córneas ainda é insuficiente para demanda e um dos fatores que contribuem é a desinformação quanto à avaliação de potenciais doadores por parte dos profissionais de saúde, levando a perdas de doações de tecidos (Espíndola, R.F.; Rodrigues, B.A.; 2007).

Material e Método

OBJETIVO: Analisar prontuários de óbitos por parada cardiorrespiratória-PCR.
Estudo descritivo exploratório, retrospectivo dos óbitos ocorridos no ano de 2016 por PCR em Unidades de Cuidados Críticos e Unidade de Terapia Intensiva em 03 hospitais da região noroeste do Paraná. A coleta de dados foi realizada através de planilha contendo variáveis relacionadas à internação/diagnóstico e foi tabulada no Excel 2003

Resultados

Foram analisados 762 prontuários de óbitos por PCR, desses 88.7% foram inviáveis para doação por apresentarem contra-indicação médica, sendo a sepse a causa mais significativa (31%) e (31%) fora da faixa etária para doação de tecidos em PCR. Dos pacientes considerados potenciais doadores de córneas viáveis, (2.6%) apresentaram recusa de familiares, (0.26%) considerado como descarte indevido e (0.4%) não passaram por avaliação da CIHDOTT em tempo hábil para abordagem para doação de córneas e globo ocular.

Discussão e Conclusões

Verificou-se perdas relacionadas a casos de não avaliação e de avaliação incorreta dos óbitos de potenciais doadores, entretanto, a análise propiciou discussões e estratégias para correção de falhas. Com a otimização do processo de avaliação houve a diminuição significativa no primeiro semestre resultando em obtenção de taxa zero de perdas no segundo semestre do ano de 2016, tendo como conseqüência um aumento das notificações e abordagens familiares nos casos de potenciais doadores em PCR.

Palavras Chave

Obtenção de Tecidos e Órgãos, Avaliação em Saúde

Área

Enfermagem

Instituições

ORGANIZAÇÃO DE PROCURA DE ÓRGÃOS - Paraná - Brasil, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Regimara dos Anjos, Rosane Almeida de Freitas, Rafael Rodrigo da Silva Pimentel , Gislaine Fusco Duarte, Fabiano Mosconi dos Santos , Susana Silvano Almeida, Marcos Roberto Bellato , Patrícia Micarelli Pereira , Margarida Helena Bichara , Silvana Mazur de Souza Bonora , Márcia Angelô dos Santos, Aline Barbieri , Andreza Mara Campos de Melo , Myrian Mayse Pombalino