Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Associação entre genes HLA e KIR e sensibilização a ácaros. O alelo DRB1*04:11, típico de ameríndios, confere proteção?

Introdução

A sensibilização aos ácaros afeta entre 15 a 20% da população dos países industrializados e ocorre por influência de diversos fatores genéticos e ambientais. Reações alérgicas são desencadeadas por alérgenos em certos indivíduos pré-sensibilizados que possuem anticorpos IgE específicos sobre a superfície dos mastócitos, provocando a liberação de substâncias vasoativas. As interações dos isótipos KIR (killer cell immunoglobulin-like receptors), presentes nas células NK (natural killer), com certas moléculas HLA (human leukocyte antigen) de classe I participam em mecanismos de regulação da imunidade inata. Moléculas HLA de classe II apresentam peptídeos exógenos a LyT CD4+ que ativam a resposta imune específica. O desvio na síntese da produção de anticorpos IgE pode depender da forma como o peptídeo foi apresentado e resultar na reação de hipersensibilidade. O objetiv foi realizar um estudo de associação de genes HLA de Classe I (-A, -B, and –C), Classe II (-DRB1) e KIR entre indivíduos sensíveis a ácaros (D farinae, D pteronyssinus, ou B tropicalis) e não sensíveis.

Material e Método

396 participantes foram submetidos ao teste cutâneo de hipersensibilidade–Prick Test™ e classificados em sensíveis e não sensíveis a ácaros. A genotipagem KIR e HLA foi realizada pelo método PCR-SSO (polymerase chain reaction-sequence specific oligonucleotides).

Resultados

Após o teste de heterogeneidade, nenhum dos genes investigados apresentou associação, exceto o gene HLA-DRB1 (χ2 =45,26; P= 0,0006). O RPE (relative predispositional effects) indicou significância no gene DRB1*04:11 (1,2% vs. 4,4%, P = 0,0042, OR = 0,26), o qual é exclusivo de ameríndios da América do Sul.

Discussão e Conclusões

Nosso estudo sugere uma possível associação negativa entre os genes HLA-DRB1 e sensibilização a ácaros.

Palavras Chave

Ácaros; HLA; KIR; RPE.

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

UEM - Paraná - Brasil

Autores

MARCELA CALEFFI DA COSTA LIMA CANIATTI, SUELI DONIZETE BORELLI, ANA LÚCIA FALAVIGNA GUILHERME, Soraya BARRIONUEVO FRANZENER FRANCHETTI, LUIZA TAMIE TSUNETO