Desafio diagnóstico de infecção pulmonar em paciente transplantado renal pediátrico
Pacientes transplantados tem maior risco de contrair infecção oportunista, atribuído ao uso do imunossupressor, exposição à comunidade, risco nosocomial e infecções latentes no receptor. O diagnóstico desses pacientes mostra-se mais difícil por não ter o comportamento padrão dos imunocompetentes.
Relato de caso: paciente 14 anos, procedente de Itapeva-MG, renal crônico por malformação urológica, transplantado renal com doador falecido há 5 anos, em uso de prednisona, tacrolimus e micofenolato, antecedente de pulsoterapia por rejeição e glomerulopatia do transplante.
Interna por febre e sintomas respiratórios, imagem tomográfica compativel com pneumonia que evolui para insuficiência respiratória a despeito do uso de ceftriaxone e oseltamivir. Realizada broncoscopia com lavado (LBA) e biopsia, ampliado o espectro antibiotico para vancomicina, meropenem e sulfa. Melhora clínica, mantendo vários picos de febre diária com calafrios. Pesquisa para tuberculose, influenza e fungo negativas. Pesquisa viral no soro negativas. Epidemiologia positiva para tuberculose. Após 7 dias, cultura positiva no LBA sugestivo de histoplasmose. Iniciado anfotericina complexo lipídico com melhora no padrão febril até seu desaparecimento. Alta após 14 dias de anfotericina, 37 dias de internação e manutenção do tratamento com itraconazol por 1 ano. Tomografia de abdome mostrando linfonodomegalia, hepatoesplenomegalia, caracterizando quadro disseminado
Infecção fúngica de incidência rara, a histoplasmose tem diagnóstico difícil e deve ser considerada, assim como tuberculose e criptococose, em paciente imunossuprimido. Destaca-se no caso persitência da febre a despeito dos antimicrobianos, morador de área endêmica, motivando a investigação diagnóstica.
transplante renal, infecção fungica, histoplasmose
Infecção
HOSPITAL DO RIM - São Paulo - Brasil
Suelen Bianca Stopa Martins, Daniel Wagner Castro Lima Santos, Luciana Fatima Porini Custodio, Luiza Nascimento Ghizoni Pereira, Helio Tedesco-Silva, José Medina-Pestana