Rodas de Conversa: Uma intervenção efetiva para transplantados
A roda de conversa é um tipo de dinâmica de grupo muito utilizada no contexto da saúde para promover um espaço amplo de cuidado do outro por meio do diálogo, a fala livre, escuta sensível e a reflexão. Tem por objetivo promover a saúde por meio de espaço de escuta cuidadosa que produzem o desenvolvimento da capacidade individual e coletiva. O objetivo dessa intervenção foi possibilitar a discussão de assuntos relevantes para os transplantados de coração, fígado, rim e medula óssea do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, no que condiz a expressão de desejos e desabafos sobre os desafios no pós-transplante.
Foram realizada três rodas de conversa, com mediação da psicologia, auxiliada pelos profissionais enfermeiros, assistentes sociais e nutricionistas, todos pertencentes à equipe multiprofissional de transplante, com as seguintes temáticas: 1) adesão ao tratamento; 2) Amor e sexo e 3) Alimentação saudável.
Todas tiveram como estrutura três dinâmicas. A primeira para introduzir o tema, sendo uma dinâmica quebra-gelo. A segunda com o objetivo de clarificar, por meio da fala dos pacientes e do mediador, o conteúdo abordado pela roda e a terceira com foco na expressão livre de dúvidas e conhecimentos. Participaram das rodas de conversa uma média de 30 transplantados de todos os órgãos, com avaliação média de ótimo em todas as rodas para tema abordado, satisfação com o tema e aquisição de novos conhecimentos.
Esse tipo de intervenção promoveu troca de saberes e aprendizado coletivo, conscientização e reflexão do autocuidado, além da sensação de acolhimento, apoio, segurança e empoderamento diante de tomada de decisão e condutas relacionadas à saúde.
Roda de conversa; transplante; equipe multiprofissional
Multidisciplinar
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil
Heidmilene Gonçalves Rocha, Solange Julia Silva Steytler, Thainá Rani Oliveira Silva, Narjara Tamyres Pedrosa, Andressa Coelho Mendes Dantas Del Bosco, Carolina de Castro Borges, Débora Silva de Freitas, Tiago Martins de Almeida, Adailsa Machado Silva, Marcela Gomes Bravim