Fatores de risco relacionados ao câncer de pele em pós-transplantados hepáticos.
O transplante de fígado é uma terapêutica indicada para pacientes portadores de doenças hepáticas terminais. Na literatura revisada, diversos estudos abordam o surgimento de neoplasias epiteliais em pós-transplantados, associado a diversos fatores de risco. Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi identificar e analisar na literatura científica fatores relacionados ao aparecimento de câncer de pele em pós-transplantados hepáticos.
O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados BVS, Medline, Lilacs e Pubmed utilizando os descritores: “Câncer de pele” e “transplante hepático”. A seleção dos estudos considerou os seguintes critérios de inclusão: artigos na íntegra, publicados no período de 2008 a 2017, em língua portuguesa, inglesa e espanhola.
Identificou-se 15 artigos, constando-se 2 tipos de câncer de pele mais comuns: carcinoma de células escamosas (73,3%) e carcinoma basocelular (60%). Entre os fatores de risco, os principais são: idade maior que 45 anos (46,6%); imunossupressão (40%) e exposição a raios solares (26,6%).
O câncer de pele é uma das neoplasias mais comuns em pacientes transplantados. O resultado da análise vai de acordo com outras revisões que apontam os fatores predisponentes mais importantes para o desenvolvimento de câncer de pele em receptores de transplante hepático, a exposição solar cumulativa sem a devida proteção, maior idade no transplante, duração e tipo de imunossupressão. Observa-se ainda que estes fatores de risco associados com fatores genéticos colaboram para um aparecimento precoce do câncer de pele. Não se pode afirmar que um único fator é causador da carcinogênese cutânea em pacientes transplantados.
Fatores de risco, câncer de pele e transplante hepático.
Enfermagem
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Flaviane Fabricio Diniz, Michelle Ingridy Machado do Nascimento, Amanda Moura da Silva, Naiana Pacífico Alves, Gabriela Nogueira Cavalcante, Clébia Azevedo de Lima, Maria Isis Freire de Aguiar, Andrea Bezerra Rodrigues