CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS AO DOADOR DE CORNEA PARA TRANSPLANTE: REVISÃO INTEGRATIVA
Inúmeras situações podem ocasionar a perda ou déficit visual de um indivíduo em qualquer faixa etária. Dentre essas causas, destacam-se as relacionadas às lesões que acometem a córnea, seja por um evento traumático ou por disfunções corneana relacionadas alguma etiologia. Dadas essas circunstancias, existe a possibilidade do transplante de córneas a partir de um doador falecido (1, 2,6).
Trata-se de um estudo descritivo realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura – RIL. A escolha deste tipo de estudo permiti reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um tema delimitado de maneira sistemática e ordenada, com o objetivo de contribuir para o conhecimento do estudo em questão.
Quanto o eixo temático, o periódico que contribuiu com maior número de publicações, 08 (80%) artigos, foi em revista que tem enfoque especifico ao trato das questões relacionadas a oftalmologia e dois (20%) dos artigos em outras publicações relacionadas a saúde geral.
A boa qualidade dos tecidos oculares são motivos de pesquisa nos diversos bancos de olhos (16). Observou-se interesse em investigar a qualidade da córnea considerando os critérios de inclusão do estudo. Evidenciou-se ainda, uma correlação desses fatores à contagem das células endoteliais (CCE) como critério de um melhor aproveitamento para transplante.
O fator com maior destaque foi o relacionado a idade do doador que na maioria dos estudos ressaltaram que doadores jovens fornecem um tecido corneano com melhor qualidade para transplante. Considerou-se a associação entre esse fator e os demais elencados nesse estudo a adequada manutenção da córnea até sua utilização para que o resultado tenha um bom prognóstico visual final (24)
Transplante de córnea; Seleção de doadores; Doadores de tecidos; Obtenção de tecido
Enfermagem
HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - Pará - Brasil
MARIA DE FATIMA ALBUQUERQUE RODRIGUES, PRISCILLA CAROLINY DE OLIVEIRA