PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS PESSOAS SUBMETIDAS AO TRANSPLANTE PENETRANTE DE CÓRNEA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
O Transplante Penetrante de Córnea é o tipo de transplante mais realizado no Brasil, desde 1998, e isso se deve principalmente pelo fato da córnea ser um tecido que pode ser doado mesmo após parada cardio-respiratória, o que eleva o quantitativo de potenciais doadores. Os diagnósticos indicativos dos transplantes de córneas (TC) variam de acordo com a região do país, e às condições de saúde pública na qual a população está inserida, sendo importante compreender essas variantes, pois elas remetem ao perfil sócio-econômico da população submetida à ceratoplastia, questão fundamental para o planejamento dos serviços e criação de políticas públicas de saúde. O presente estudo tem por objetivo identificar o perfil epidemiológico das pessoas submetidas à ceratoplastia penetrante em um hospital universitário do estado da Bahia
Estudo exploratório, do tipo corte transversal, retrospectivo, realizado entre 15/09/2011 e 01/11/2011, com coleta de dados secundária a análise de prontuários médicos dos pacientes submetidos ao TC no ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário Prof. Edgar Santos, entre janeiro de 2007 e julho de 2011. Foram analisados os diagnósticos corneanos indicativos do TC, sexo, faixa etária, procedência, cor da pele, renda, e doenças sistêmicas associadas nos pacientes submetidos ao TC.
Obseva-se que 56,5% são homens e 43,5% são mulheres; A idade média dos pacientes foi de 42,8 anos; A úlcera perfurada de córnea foi a patologia indicativa em 32,5% dos TC e o ceratocone sozinho ou combinado com outra doença foi responsável por 14,9% dos transplantes.
A úlcera perfurada de córnea foi a patologia de maior indicação do TC na Bahia, e se dá pelo fato da córnea ser uma estrutura pouco protegida, e mais suscetível a traumatismos e erosões.
Transplante de córnea.
Imuno/Histo/Tecidos
Centro Universitário Estácio da Bahia - Bahia - Brasil, Hospital Universitário Professor Edgar Santos - Bahia - Brasil
Lucas Jesus Pereira, Milena Bastos Carvalho, Patrícia Maria Fernandes marback, Sandra Mara Silva Brignol