Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Atribuições de uma Organização de Procura de Órgãos nas Atividades da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos

Introdução

Uma das estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para aumentar o número de doadores no território brasileiro foi a consolidação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e das Organizações de Procura de Órgãos (OPO). A legislação atual, discorre que a OPO pode exercer as funções da CIHDOTT onde eventualmente ela estiver sediada. O Objetivo deste estudo foi descrever a experiência da OPO ao exercer as atividades da CIHDOTT.

Material e Método

Relato de Experiência das atribuições da OPO ao exercer as atividades da CIHDOTT no período de 2011 a 2016. A experiência ocorreu em um hospital de grande porte, localizado na região sul do Brasil.

Resultados

Na primeira etapa realizou-se a organização dos processos administrativos, como por exemplo: a construção do regimento interno, Procedimentos Operacionais Padrão, fluxogramas e indicadores de desempenho. Na etapa a seguir, deu-se início às atividades assistências, busca ativa diária nas Unidades de Tratamento Intensivo e Emergências para identificação precoce dos possíveis pacientes em morte encefálica. Soma-se as duas etapas o fato de que a OPO apresentou programas educacionais para os profissionais envolvidos nas unidades de pacientes críticos e para os novos colaboradores ingressavam na instituição.

Discussão e Conclusões

A OPO mostrou-se efetiva através da sistemática de trabalho apresentada. A identificação precoce do possível paciente em morte encefálica favoreceu o aumento das notificações e o aumento expressivo das doações de órgãos, contribuindo para o aumento do número de transplantes realizados na região. O acompanhamento dos indicadores estabelecidos pela OPO corrobora a criação de estratégias para a melhoria do processo de doação de órgãos.

Palavras Chave

Obtenção de Tecidos e Órgãos; Transplante; Doadores de Tecidos

Área

Coord. Tx / Ética

Instituições

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Dagoberto França Rocha, Simone Travi Canabarro, Aline Winter Sudbrack