Doação de Órgãos: Investigando as concepções dos alunos do curso Técnico de Enfermagem
A doação de órgãos é um ato voluntário, de amor ao próximo, onde familiares expressam o desejo de ajuda mesmo em momento de dor. É um relato de experiência que teve como objetivo identificar se o aluno compreende a importância da doação de órgãos e como influencia na vida de outras pessoas.
Atividade foi desenvolvida em uma instituição de ensino pública de Volta Redonda/RJ com 10 estagiários, como assunto do dia de estágio. A principio seria apenas a exposição do assunto aos alunos, más logo depois surge o interesse em conhecer a concepção dos alunos sobre o tema exposto e surge as perguntas / debate onde registramos as respostas. Perguntas realizadas: 1- Você é doador de órgãos e tecidos? 2- Você já informou seus familiares sobre o desejo de ser um doador? 3- Você aceitaria receber um órgão através da doação? 4- O que a doação de órgãos influencia na vida das pessoas transplantadas?
Em relação as perguntas apenas 05 alunos são doadores, sendo que 04 já informaram seus familiares e todos receberiam um órgão através da doação. Todos os alunos acreditam ser uma nova oportunidade de vida há outras pessoas.
Após a atividade surge questões interessantes, porque em sua maioria querem apenas receber e não doar sendo que todos acreditam em uma nova oportunidade de vida para os transplantados. Acreditamos que seja a falta de informação então sentimos a necessidade de aprofundarmos nesse assunto onde está sendo submetido na Plataforma Brasil para a aplicação de um questionário a um grupo maior para investigarmos esses questionamentos. Percebemos que novas estratégias de ensino pelo professor é primordial, pois ele não somente torna-se mediador e colaborador de mudanças, como incentiva os alunos para a busca de um novo olhar.
Doação de órgãos, Ensino, Doação-transplante
Enfermagem
FAETEC - Fundação de Apoio a Escola Técnica - Rio de Janeiro - Brasil
Aline Viviane de Oliveira, Bianca de Andrade Santos, Janaine Gisele de Oliveira