NEOPLASIAS DE PELE EM TRANSPLANTADOS RENAIS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
A sobrevida do enxerto renal e dos pacientes transplantados aumentou, como resultado de melhores regimes imunossupressores. O aumento do tempo de exposição dos pacientes a esta terapia mais a radiação ultravioleta acarreta deficiência na resposta imune e podem manifestar doenças dermatológicas como neoplasias de pele. Objetivo foi estimar a prevalência das neoplasias de pele em pacientes transplantados renais.
Estudo transversal, documental retrospectivo, com abordagem quantitativa. A população consistiu de receptores submetidos a transplante renal no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2014, acompanhados em um Hospital Universitário.
Foram realizados 742 transplantes renais e encontrados 55 neoplasias (7,41%) e uma prevalência de 4,5% de neoplasias de pele. A amostra foi composta por pacientes do gênero masculino (55,0%), cor da pele parda (77,4%) e média de idade de 46,2 ± 13,9 anos. A neoplasia de pele ocorreu em 61,8% dos casos. Os sítios de localização registrados mais vezes foram na face (38,3%), seguida da região do antebraço (26,5%) e na região esternal (17,7%). Os tipos histológicos mais obtidos nas biópsias foram carcinoma espinocelular (40%) e carcinoma basocelular (27,3%). O tipo de tratamento mais comum realizado foi o de exérese da lesão (73,5%). O tempo médio entre o transplante e o diagnóstico da neoplasia foi de 44,6 ± 28,7 meses. Evoluiu para cura da doença 50% dos casos, recidiva em 23,1%, metástase em 19,2% e em tratamento à época do estudo 7,7% dos pacientes.
É de grande importância o exame dermatológico e o acompanhamento periódico de todos os pacientes transplantados renais, permitindo o diagnóstico e o tratamento precoce. Sugere-se a criação de um registro brasileiro de neoplasias pós transplante.
Transplante de rim.Neoplasias.Carcinoma in Situ.
Rim
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDEO - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil
LIVIA CRISTINA BARROS BARRETO, PAULA FRASSINETTI CASTELO BRANCO CAMURÇA FERNANDES, LUANA RODRIGUES SARMENTO, LARISSA ALEXANDRE ALVES MOLITERNO, CLÁUDIA MARIA COSTA OLIVEIRA, LEYLA CASTELO BRANCO FERNANDES MARQUES, SÔNIA LEITE SILVA