ESTUDO PILOTO, UNICÊNTRICO, PROSPECTIVO, ABERTO PARA INVESTIGAR A EFICÁCIA E SEGURANÇA DO EVEROLIMO ASSOCIADO AO MICOFENOLATO SÓDICO EM PACIENTES ADULTOS SUBMETIDOS AO ALOTRANSPLANTE RENAL APÓS A RETIRADA DO INIBIDOR DE CALCINEURINA NA 16ª SEMANA,
O uso dos inibidores de calcineurina (IC) resultou em um avanço nos resultados do transplante renal em todo o mundo. Entretanto, são drogas que têm um potencial nefrotóxico e, em virtude disso, há um interesse no uso de protocolos sem IC ou então com uma menor exposição aos IC.
Foram analisados 28 pacientes considerados de baixo risco imunológico. Todos eram receptores de um primeiro transplante renal (doador vivo ou falecido), com PRA < 10% e usando como imunossupressão tacrolimo, micofenolato sódico e prednisona. Os pacientes não poderiam ter apresentado função retardada do enxerto ou episódio de rejeição aguda até o momento da randomização e a função renal nos primeiros três meses deveria estar estável.
Caso preenchessem esses critérios, no 4º mês PO, eram randomizados para permanecer utilizando o tacrolimo, ou então, iniciar o everolimo.
Ao final de 12 meses de transplante foi realizada uma biópsia protocolar.
Foi feito uma análise de variância fatorial (MANOVA) que mostrou uma creatinina sérica menor no grupo everolimo (1,16mg/dL vs 1,45mg/dL) com 12 meses de PO.
A taxa de rejeição no grupo everolimo e tacrolimo foi o mesmo: 7,1% (p=0,644).
Não observamos nenhuma perda no grupo everolimo. Já no grupo tacrolimo, dois pacientes (7,1%) perderam o enxerto renal, diferença que não atingiu significância estatística (p=0,78).
No grupo tacrolimo, um paciente apresentou, na biópsia, sinais de nefropatia crônica do enxerto e outro, alterações suspeitas de rejeição humoral. Das 11 amostras de biópsias no braço tacrolimo havia sinais de nefrotoxicidade por IC em um paciente (9,1%).
Não houve óbitos no estudo.
O presente mostrou que não houve diferença entre as duas drogas em relação aos desfechos rejeição aguda, óbito e perda do enxerto.
Transplante renal
Minimização
Rim
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil
Luiz Flavio Couto Giordano, Marcus Faria Lasmar, Heloísa Reniers Vianna, Euler Pace Lasmar