Implantação da Consulta de Enfermagem no Ambulatório de Pós Transplante Renal
A consulta de enfermagem no pós-transplante renal é fundamental para melhorar a adesão do indivíduo ao tratamento, bem como promover um atendimento interdisciplinar. Por isto, tem-se como objetivo: descrever a implantação da consulta de enfermagem no seguimento ambulatorial dos pacientes transplantados.
Trata-se de um relato de experiência proveniente do atendimento de todos os pacientes transplantados, no ano de 2016, num hospital universitário do Rio de Janeiro. A partir deste, verificou-se a necessidade de criação de um instrumento apropriado para realização da consulta de enfermagem e criação de formulários educativos para orientações quanto ao uso dos imunossupressores.
Formulou-se um instrumento baseado na Teoria do Autocuidado de Orem, que contempla dados sócio demográficos; dados relativos ao transplante; tempo de terapia renal substitutiva anterior e modalidade; medicações prescritas e como é feito o uso pelo paciente; avaliação do autocuidado através da escala de avaliação da capacidade para o autocuidado; levantamento dos diagnósticos de enfermagem baseada e a elaboração de um plano de cuidados que esteja relacionado as necessidades dos usuários.
Observou-se que após a inserção da equipe de docentes e residentes de enfermagem no ambulatório, promovendo a consulta de enfermagem, os pacientes transplantados tem conseguido melhores resultados de adesão a terapêutica medicamentosa e estão melhorando os resultados laboratoriais. Espera-se assim, reduzir o número de internações por complicações referentes ao uso inadequado dos medicamentos imunossupressores.
Ambulatório hospitalar; Transplante de rim; Enfermagem em nefrologia
Enfermagem
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Joyce Martins Arimatea Branco Tavares, Tatiane da Silva Campos, Frances Valéria Costa e Silva, Sílvia Maria de Sá Basílio Lins, Viviane Ganem Kipper de Lima