Orientação aos pacientes candidatos ao transplante renal: relato de experiência
O transplante renal consisti em uma alternativa terapêutica cujo tratamento é utilizado na doença renal crônica. Essa opção terapêutica visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Logo, a motivação desse estudo é relatar experiências vivenciadas na orientação do pré-transplante renal, ministrada pelos enfermeiros aos pacientes listados na fila de espera do hospital de referência do Ceará.
Os usuários frequentemente expõem muitas dúvidas. As palestras ocorrem semanalmente, com duração de uma hora. A instrução é realizada em forma de bate-papo em roda, com poucos doentes e seus acompanhantes. A abordagem da palestra inclui temas como: indicação do transplante; doador, sendo o rim distribuído de acordo com a melhor compatibilidade human leucocyte antigen (HLA), riscos e benefícios; internação; alta hospitalar; medicações imunossupressoras; autocuidado no pós-operatório recente e tardio; complicações frequentes.
A palestra é uma etapa essencial, pois ao término, o receptor terá as informações corretas para entender o funcionamento do processo. Devido ao fato de que a trajetória de preparação é complexa, a educação em saúde consiste em uma atividade fundamental do enfermeiro, pois, como membro da equipe, consegue desenvolver laços afetivos com os pacientes e seus familiares.
A capacitação dos pacientes no pré-operatório é vital, pois, em sua maioria, é uma situação em que o usuário não imagina acontecer. Caso esses sentimentos se perpetuem até o momento da cirurgia podem interferir negativamente na recuperação, em razão disso a palestra é uma etapa determinante do processo.
Palestra, enfermeiro, pacientes, transplante renal
Enfermagem
Universidade Federal do Ceara - Ceará - Brasil
Cecília Carla Barroso Calazans, Nathália Gonçalves de Oliveira, Pabyle Alves Flauzino, Darling Kescia Araújo Peixoto Braga, Leileane Costa Alves, Cynthia Lima Sampaio, Elenice Maia Pinheiro Araujo