GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES COM INDICAÇÃO DE TRANSPLANTES DENTRO E FORA DO ESTADO.
Acredita-se que este instrumento possibilite o direcionamento eficiente ao referenciar os candidatos a transplante na Bahia e nos casos em que não se oferta tratamento no estado baiano para centros localizados em outros Estados da Federação. O que norteará o trabalho dos profissionais de saúde, assistência social e pacientes envolvidos no processo de referência e contra referência dos possíveis receptores.
Para construção do produto proposto a autora executou sete etapas: planejamento e pesquisa bibliográfica, elaboração do instrumento, edição Gráfica, revisão de conteúdo, submissão a COSET para aprovação e liberação de uso em teste, teste on- line e divulgação.
O guia é composto de 15 páginas, sua apresentação foi impresso em papel A4, tipo livreto em gramatura 120, com múltiplas cores de forma que cada módulo tenha uma cor especifica, com ilustrações de fluxos e linguagem de fácil entendimento.
Por uma questão didática foi dividida em módulos de: 1. Transplante renal, 2. Transplante hepático, 3. Transplante cardíaco, 4. Pulmonar, 5. Córneas, 6. Transplantes pediátricos, 7. Outros transplantes, 8. Orientações para dispensação de medicação pós transplantes e anexos.
Em cada módulo, além de constar documentos, contatos necessários e fluxos de encaminhamento, disponibilizada orientações importantes acerca da logística para casos de indicação de transplante fora do estado.
Após a distribuição do guia de orientação para cadastro do benefício de tratamento fora domicilio, espera-se que questões de ordem burocrática que muitas vezes retardam o processo e leva algumas a necessidade de remarcação de consultas possam ser reduzidas.
Transplante, Tratamento Fora Domicilio, Orientação.
Multidisciplinar
Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos - Bahia - Brasil
América Carolina Brandão de Melo Sodre, Lilian Pereira Lima, Kátia Santos Marques, Eneida Saldanha