Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CORREÇAO DE ANEURISMA DE ARTÉRIA RENAL COM ENXERTO DE VEIA GONADAL: RELATO DE CASO

Introdução

Aneurisma de artéria renal é achado incomum, com prevalência estimada em 0,1%. O uso de rins com aneurismas arteriais de doadores vivos ou falecidos passíveis de correção é uma opção para aumentar o número de órgãos disponíveis para transplante.
Geralmente assintomáticos, o tratamento está indicado quando sintomáticos, maiores que 1 cm associados à HAS de difícil controle ou maiores que 2 cm .

Material e Método

Candidato à doação renal de 32 anos , sem comorbidades, assintomático, com diagnóstico de aneurisma sacular de 2,3 cm em parede posterior de artéria renal direita durante investigação complementar rotineira com angiotomografia.Receptor de 39 anos, em diálise peritoneal há 12 meses, secundária à GESF, anúrico, hipertenso.TÉCNICA CIRÚRGICA: Doador: mini lombotomia direita , nefrectomia com patch de veia cava inferior e segmento longo de veia gonadal. Correção ex-vivo do aneurisma após perfusão renal e resfriamento do rim, seguido por ressecção da parede aneurismática e cobertura do defeito com patch de veia gonadal através de sutura contínua com PDS 7 0 . Transplante pela técnica habitual, sem intercorrências.

Resultados

Evolui em IGF , US Doppler sem alterações e alta hospitalar no 7 pós operatório.Regime imunossupressivo com indução com Solumedrol e Thymoglobulina e matutenção com prednisona, tacrolimo e azatioprina. No 4 ano ano de pós transplante permanece com boa função renal (Cr 1,2) .

Discussão e Conclusões

O reparo de aneurismas de artéria renal possibilita o uso de rins previamente considerados inaptos para o transplante. A técnica cirúrgica para sua correção deve ser individualizada de acordo com as características da lesão.O uso de enxerto de veia gonadal é uma boa opção, por não usar materiais sintéticos, diminuindo o risco de trombose e hiperplasia intimal.

Palavras Chave

enxerto com aneurisma de artéria renal

Área

Rim

Instituições

HOSPITAL DO RIM - São Paulo - Brasil

Autores

HERNANI O MARINHO NETO, Bruno Leslie, juliano cm offerni, ademar f pessoa Junior, Joao F Neves Neto, Mario Nogueira Jr, Sergio F Ximenes, Willson F Aguiar, Helio Tedesco SIlva, Jose O Medina Pestana