Perfil epidemiológico de pacientes em fila de espera para realização de transplante de córnea
O transplante de córnea (TC) constitui a principal conduta terapêutica em casos de distúrbios corneanos. Quando o transplante é indicado, o paciente é adicionado ao Cadastro Técnico Único. Cada estado possui uma Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) com cadastro técnico único para o TC. Objetivo: Descrever a distribuição e caracterização epidemiológica dos pacientes em fila de espera para realização do TC em um serviço de referência no estado do Rio Grande do Norte (RN).
Estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, realizado entre janeiro e abril de 2015 com todos os pacientes em fila de espera (n=62) cadastrados pela CNCDO-RN. Os dados foram analisados com uso do software SPSS, versão 20.0.
A idade média dos pacientes foi 49,68 anos, dos quais 54,84% eram do sexo feminino. O ceratocone foi a principal condição indicadora (22,58%). O tipo de distúrbio da córnea apresentou associação estatisticamente significativa com as variáveis sexo e idade. Foi apresentada maior incidência do distúrbio da córnea do tipo estromal com o sexo masculino, enquanto que no feminino houve predomínio do tipo endotelial. Indivíduos acima dos 50 anos apresentaram associação significativa com distúrbios endoteliais.
Os distúrbios endoteliais em indivíduos com faixa etária acima dos 50 anos se justificam pela diminuição das células endoteliais no envelhecimento. A associação dos distúrbios endoteliais com o sexo feminino provavelmente se dá em relação à prevalência de algumas doenças corneanas endoteliais serem maiores em mulheres, como a distrofia de Fuch e a ceratopatia bolhosa. Indicadores epidemiológicos fomenta a organização e planejamento do atendimento aos usuários em fila de espera.
Córnea; Transplante de córnea; Perfil epidemiológico; Fila de espera.
Imuno/Histo/Tecidos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil
Giovanna Karinny Pereira Cruz, Isabelle Campos de Azevedo, Jéssika Valeska Herculano Lima, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marcos Antonio Ferreira Júnior