Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Reabilitação pós transplante multivisceral - Estudo de caso

Introdução

O transplante multivisceral é o tratamento para falência múltipla de órgãos abdominais. O paciente cursa com diminuição da ingesta alimentar e absorção de nutrientes, corroborando para perda de peso e diminuição de massa muscular, reduzindo a capacidade funcional e qualidade de vida. Propor um programa de reabilitação física e nutricional baseado na adequação do aporte calórico associado a exercício físico supervisionado, parece favorecer o ganho de massa muscular, reestabelecendo sua capacidade e independência funcional.

Material e Método

Programa: 36 sessões de reabilitação, compostas por exercício aeróbico de baixa intensidade em esteira ergométrica, exercícios de fortalecimento global (50% de 1RM, com aumento progressivo) e acompanhamento nutricional (dieta oral hipercalórica, hiperproteica com suplementação diária)
Avaliação inicial e final: medidas de circunferências (MC), prega cutânea tricipital (PCT), peso, Hand Grip, teste de caminhada de seis minutos (TC6), teste do degrau de quatro minutos (TD4); teste de uma repetição máxima (1RM); capacidade vital, força muscular respiratória e qualidade de vida (SF-36).

Resultados

Realizadas 20 sessões. Nota-se melhora da qualidade de vida (aspectos físicos, emocionais, capacidade funcional, dor e vitalidade), capacidade funcional avaliada através do TC6 e do TD4 (92%), força muscular global avaliada pelo teste de 1RM (184%), capacidades vital (55%), força muscular respiratória (75%), MC (2cm), PCT (1,37cm), Hand Grip (1kgf) e ganho de peso (4,75%). Segue em reabilitação.

Discussão e Conclusões

O programa contribuiu para independência funcional, melhora da qualidade de vida e reinserção social, sugerindo a importancia de um programa de atividade física supervisionado associado ao adequado aporte nutricional pós transplante multivisceral.

Palavras Chave

transplante multivisceral; reabilitação

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Thaís Melatto Loschi, Melline Della Torre Almeida Baccan, Marcela P. Rodrigues G. Cinacchi, Fernanda Marques, Daniela Nóbrega Pavão