PALESTRA PRÉ- TRANSPLANTE RENAL COMO FERRAMENTA DE ADESÃO
O transplante renal é uma modalidade de terapia renal substitutiva que confere ao paciente melhor qualidade de vida; porém um dos grandes desafios para a longevidade e qualidade do enxerto é a adesão. A falta às consultas e o uso irregular das medicações após o transplante podem levar à rejeição e retorno do paciente à hemodiálise; além de sensibilizá-lo e dificultar a realização de um novo transplante. Identificar, ainda no preparo pré-transplante, o paciente de risco para não aderência é o grande desafio das equipes transplantadoras e são várias as ferramentas desenvolvidas com esta finalidade.
Realizamos palestras mensais obrigatórias aos candidatos a transplante antes da inscrição na lista com a participação de médico, enfermeiro, psicóloga e assistente social. Participam ainda pacientes que já realizaram transplante.
Observamos que entender o transplante como um tratamento e não como a cura auxilia na adesão após o transplante. O paciente é informado antes da realização do transplante sobre a rotina de consultas e exames, necessidade do uso correto das medicações e dos principais riscos e complicações mais frequentes de um paciente transplantado. Após o início das palestras em 2015, foram realizados 95 transplantes e uma única perda por má adesão.
O transplante marca uma mudança na postura do paciente portador de insuficiência renal crônica: na diálise existe uma postura passiva onde vários cuidadores (médico, enfermeiro, nutricionista, psicóloga e assistente social) são responsáveis pelo paciente. A palestra ensina conceitos importante como HLA, painel de anticorpos, o entendimento da lista de espera e quais possíveis complicações ou mudanças de estilo de vida podem acontecer após a realização do transplante.
transplante renal, aderência
Multidisciplinar
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil
Luiz Roberto de Sousa Ulisses, Isabela Novais Medeiros, Helen Siqueira Cardoso, Inara Creao Costa, Monique Amaral de Pretto Almeida, Tiago Martins Almeida