Impacto de dois planos de apoio estaduais na elevação do número de doadores de órgãos e tecidos em um Hospital Regional
O Brasil apresenta um sistema organizacional de transplantes com níveis nacional, estadual, supra-hospitalar (OPO-Organização de Procura de Órgãos) e hospitalar (CIHDOTT-Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes), porém este último sem determinação por portaria da forma de financiamento para seu custeio. Em grande número de hospitais a constituição das CIHDOTTs foi formalizada em documentos, sem que houvesse atuação ativa de seus membros. Este estudo tem por objetivo avaliar o impacto de dois planos de apoio estaduais às CIHDOTTs na elevação do número de notificações e doadores de múltiplos órgãos em um hospital regional do interior do Estado de São Paulo.
Foram avaliados o número de óbitos hospitalares, notificações de potenciais doadores e doações de múltiplos órgãos realizadas em período anterior (2007 a 2014) e posterior (2015 e 2016) à implantação efetiva de uma CIHDOTT, com custeio estadual e cobrança de metas.
Nos anos avaliados houve uma média de 1255 óbitos por ano no hospital estudado. Foram notificados em média 1,4 caso suspeito de morte encefálica por ano e 1,1 doação de múltiplos órgãos no período anterior à implantação efetiva da CIHDOTT. Após sua implantação, foi observada uma elevação para 30,5 notificações e 13,5 doações por ano.
O financiamento das atividades das CIHDOTTs, com a contrapartida de cumprimento de metas, representa um passo fundamental para manter a elevação do número de doadores por milhão de habitantes no país, em especial em locais com dificuldade de acesso direto pelas OPOs. Este estudo demonstrou elevação significativa no número de notificações e doadores de múltiplos órgãos mediante plano de apoio estadual para custeio de atividades da comissão.
Transplante; financiamento; custeio; CIHDOTT
Coord. Tx / Ética
Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - São Paulo - Brasil
Rafael Saad, Matheus Araújo Tonon, Meriéllen Almeida Pereira, Joice Tatiana Bortoletti Freitas